quinta-feira, 7 de março de 2013

Grandes invenções - história da calculadora

      Fazer cálculo não é um a das coisas mais simples do mundo, né?Primeiro a gente usa os dedos, mas chega uma horaem que eles não bastam. 
      Foi por isso que, por volta sdo século 6 antes de Cristo, as pessoas que viviam no Oriente Médio começaram a usar uma calculadora de bolinhhas chamado ábaco.
    Com o desenvolvimento de áreas como a astronomia, a ciencias dos cálculos foi obrigada a se mexer! Em 1624, por um filósofo e matemático francês chamado Blaise Pascal. Filhode um cobrador de impostos , Pascal passava ghoras olhando seu pai em cálculos que pareciam interminável francês chamdo Blaise Pascal.
    Ué,mas a tal máquina só fazia continha de adição e subtração ?
Calma!A calculadora ainda estava engatinhando.Vamos continuar a história...
    O filósofo e matemático alemão Gottfried Wilhelm von Leibniz deu uma melhoradinha no projeto de Pascal e, em 1671 , construiu mecanismo chamado roda graduada. A calculadora Leibniz era capaz de somar, subtrair, dividir, multiplicar e, de quebra, extrair a raiz quadrada.
    A verdade é que , até a  metade do século 19, as calculadoras não passaram de curiosidades. Foi somente no inicio do século 20 que as pessoas começaram a procurar por essas incríveis máquinas que facilitam tanto a nossa vida.